Sobre a Madeira de Mangueira Indiana

Como é Madeira de Mangueira Indiana?

Madeira de Mangueira, nome científico Mangífera Indica é uma madeira dura que faz parte da família Anacardiáceo. Originalmente nativa do sudeste da Ásia, principalmente Índia e Mianmar, a aparição de madeira de manga cresceu com a próspera indústria de manga.

A madeira de manga é vista como madeira dura devido à sua resistência, densidade, aparência formosa e durabilidade que possibilita que ela não se deteriore rapidamente preservando sua textura de alto brilho por longos anos. Esses recursos a tornaram apropriada para a produção de vários artigos domésticos, desde pisos, móveis, objetos decorativos, portas entre muitas outras opções.

Sua deslumbrante textura da manga concede a esta madeira um tipo de apelo extraordinário, com cores que vão do castanho-claro aos tons escuros e dourados. A madeira da manga também está sujeita a spalting, que é um efeito de um fungo que cresce no cerne que resulta em padrões e cores únicos, como a presença acrescida de amarelos, cinzas e às vezes até rosa.

Apesar de que madeira de manga não seja tão resistente aos efeitos do ar como alguns outros tipos de madeiras exóticas, ela possui uma excelente durabilidade na água. A estrutura interna da Manga evita com facilidade os danos causados pela água. O que o torna uma excelente escolha para móveis de exterior.

A madeira dura de manga compõe-se em um grão bem forte e durável. Ele pode ser facilmente cortado e reformado em qualquer forma que o marceneiro desejar, o que não ocorre em outras madeiras nobres. Os grãos de fibra são embalados tão próximos uns dos outros que a superfície pode receber um alto nível de polimento.

Além do polimento, a madeira de manga também é fácil de encerar e tingir, excelente para uso na criação de móveis ou outros objetos domésticos. A cor da madeira da manga é geralmente marrom dourado, apesar de também existir variações com tonalidade mais amarela ou apresentando listras pretas, ou rosa em sua superfície. Este esquema de cores torna a madeira de mango muito atraente visualmente.